Tipos de Pintura

Confira os tipos de tintas e sua aplicações, tire suas dúvidas antes de contratar um pintor ou empresa de pintura.

Tipos de Tintas e Pinturas

Tinta Acrílica

  Feita á base de resina acrílica, que garante mais resistência, essa tinta é indicada para ambientes internos e também áreas externas, onde a durabilidade chega a dez anos. Uma das qualidades propagandeadas pelo fabricantes resume-se ao que chamam de lavabilidade. A palavra não existe na maioria dos dicionários, mas, trocando em miúdos, significa que paredes pintadas podem ser facilmente limpas com esponja macia, água e sabão neutro. Oferece três tipos de acabamentos – semibrilho, acetinado e fosco. O preço é mais salgado da prateleira: chega a custar 40% mais que a tinta látex. E, quanto mais brilho a tinta, mais cara.   Dentro dessa família estão alguns lançamentos de uso específico. As tintas elásticas acompanham a dilatação e a retração da argamassa – em outras palavras, a película é capaz de resistir as fissuras da parede sem rachar. São indicadas para fachadas e qualquer parede sujeita às intempéries.   Há ainda as tintas antimofo, com maior concentração de fungicida e algicida, o que as torna mais resistentes à maresia e à umidade excessiva podem ser usadas inclusive em banheiros.

 

TINTA Látex

Até o aparecimento das tintas acrílicas, há cerca de 20 anos, ela reinava sozinha no mercado brasileiro. Algumas fabricantes apostam que seu fim está próximo  mas o preço continua imbatível, o que a mantém no topo das vendas em todo o país.

  A base é acetato de polivinila, conhecido como PVA, resina menos resistente do que a acrílica. Em áreas sujeitas a sol e chuva, por exemplo, os produtos de primeira linha promete uma durabilidade média de três anos. Disponível somente na versão fosca, tem baixa lavabilidade: é difícil retirar riscos sem deixar manchas na parede.

Vinil-acrílica

Entre a látex e a acrílica encontra -se uma terceira opção: a tinta vinil-acrílica, que mistura os dois tipos de resina acima e, em geral, garante durabilidade e preços intermediários.

Ainda não conseguiu decidir? Então confira outras dicas preciosas dos fabricantes.
  Se a parede tem imperfeições, é melhor optar por uma cobertura fosca, seja acrilica, seja látex. Os produtos de acabamento acetinado ou semibrilho refletem mais a luz e, por isso, tem o poder de ressaltar qualquer defeito.
  Quanto mais brilho a tinta, mais difícil será retoca-la. Se o ambiente é sujo a riscos e rabiscos, prefira as versões foscas, nas quais as correções podem ficar mais imperceptíveis, (desde que a pintura original não esteja desbotada).
  Algumas indústrias fabricam duas ou mais versões dentro de uma mesma família. O que as diferenças são a fórmula e o preço. Tintas de primeira linha, também chamadas de premium, são as mais caras porque contém mais resinas. Em compensação, seu poder de cobertura é de até 25% maior – você obtém o mesmo resultado com menos demãos. Mas não se esqueça que qualquer tinta exige, no mínimo duas demãos para cobertura completa.

Tijolo á vista

  Preferiu deixar a parede sem massa, mas não quer abrir mão de uma corzinha? Não importa se a opção foi pela látex acrílica, o segredo é aplicar uma camada de seladora em primeiro lugar. A tinta será diluída de acordo com o efeito desejado. Para um acabamento perfeito, passe duas ou três demãos, respeitando a diluição recomendada pelo fabricante. Prefere um jeito mais rústico? Experimente a látex bastante diluída em água deixando as imperfeições bem aparentes.

Quanta tinta devo comprar?

  Deixe o olhomentro de lado. Para não levar tinta demais ou de menos, faça cálculos.     Se as portas e janelas ocupam menos espaços do que as superfícies de alvenaria, como na ilustração, meça a extensão de cada parede, some todas as medidas e multiplique pela altura do pé-direito. Assim, você descobre quantos m2 vai pintar: 3 m + 4 m + 3 m = 10 m / 10 m x 2,80 m2 Se o teto será pintado da mesma cor, multiplica-se pela largura: 4 m x 3 m = 12 m2

 Agora some os dois resultados: 28 m2 + 12 m2 = 40 m2
ATENÇÃO: Não se esqueça de multiplicar essa metragem pelo número de demãos. Serão duas? Então compre tinta para cobrir 80 m2. Basta levar esse dado para a loja e observar o padrão de rendimento estampado na embalagem da tinta que escolher.

  E quando o ambiente tem janelas e portas grandes? Ai, a conta da página ao lado vai fazê-lo desperdiçar tinta. Melhor calcular a metragem quadrada desses vãos e subtraí-las da  área total.

Encontre aqui no portal Premier Reparos Pintores experientes para um serviço de primeira na sua residência ou empresa.

 

REGIÕES ONDE TEMOS EMPRESAS PARA ATENDER COM SERVIÇOS DE Pintura e pintores:

Região Central
Zona Sul
Zona Norte
Zona Oeste
Zona Leste
Grande São Paulo
Aclimação
Bela Vista
Bom Retiro
Brás
Cambuci
Centro
Consolação
Higienópolis
Glicério
Liberdade
Luz
Pari
República
Santa Cecília
Santa EfigêniaSé
Vila Buarque
Brooklin
Campo Limpo
Cidade Jardim
Ibirapuera
Interlagos
Ipiranga
Itaim Bibi
Jabaquara
Jardim América
Jardim Europa
Jardins
Jockey Club
Moema
Morumbi
Sacomã
Santo Amaro
Saúde
Vila Andrade
Vila Mariana
Brasilândia
Cachoeirinha
Casa Verde
Imirim
Jaçanã
Jardim São Paulo
Lauzane Paulista
Mandaqui
Santana
Tremembé
Tucuruvi
Vila Guilherme
Vila Gustavo
Vila Maria
Vila Medeiros
Água Branca
Bairro do Limão
Barra Funda
Alto da Lapa
Alto de Pinheiros
Butantã
Freguesia do Ó
Jaguaré
Jaraguá
Jardim Bonfiglioli
Lapa
Pacaembú
Perdizes
Pinheiros
Pirituba
Raposo Tavares
Sumaré
Vila Leopoldina
Vila Sonia
Água Rasa
Anália Franco
Aricanduva
Artur Alvim
Belém
Moóca
Parque do Carmo
Penha
Ponte Rasa
Sapopemba
Tatuapé
Vila Carrão
Vila Curuçá
Vila Esperança
Vila Formosa
Vila Matilde
Vila Prudente
São Caetano do sul
São Bernardo do Campo
Santo André
Diadema
Ribeirão Pires
Mauá
Itapecerica da Serra
Osasco
Barueri
Jandira
Cotia
Itapevi
Santana de Parnaíba
Taboão da Serra
Arujá
Alphaville

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *